close
20170501_193214

Como alguns já devem saber, eu e minha irmã passamos o Réveillon 2017 em Trancoso e decidimos compartilhar com vocês nossas experiências daquele lugar paradisíaco na nossa querida Bahia. E continua ainda um prato cheio para 2017!

Trancoso sobrevive basicamente da alta Temporada, fora de fim de ano o lugar é bem parado bom só se você quiser curtir sossego mesmo, mas para quem quer ver e ser visto a época é o Réveillon. Um dos destinos mais badalados de final de ano, eleito por diversas celebs como point preferido para a virada. Confira mais no Top 8 Lugares para passar o Ano Novo. Então fomos conferir, lógico, haha.

Trancoso é uma cidade pequena no litoral sul da Bahia e tem origem em aproximadamente 1856, quando os Jesuítas se estabeleceram para catequizar os índios, desde então a famosa igrejinha de São João Batista é um marco da cidade e um grande sítio histórico. Pois bem, Trancoso se resume basicamente ao Quadrado e a suas belas praias. O quadrado é formado por lojinhas e restaurantes com uma fachada colorida em torno da Praça São João, onde fica a igreja. 

IMG_3808

O QUADRADO:

É lá que boa parte da badalação acontece, ele tem um estilo rústico e com iluminação bem característica que conferem um ar singular ao local, um verdadeiro charme. Lá não entra carros e como não tem iluminação pública as luzes ficam por conta de cada propriedade. Embora de aparência rústica, o lugar é servido de restaurantes de um menu sofisticado e as lojas contam com diversas grifes famosas como Le Lis blanc, John John, Bo.Bô, Rosa Chá, Martha Medeiros, Adriana Degreas e etc. A maioria delas que só abre no verão. 

C360_2017-05-01-16-48-45-893

O Quadrado bomba à noite, lá todos se reúnem para comer, ouvir boa música (quase todos os restaurantes tem música ao vivo) ou simplesmente dar uma caminhada e comprar artesanato local (adooooro) hehe. Mesmo quem vai para as festas passa faz um esquenta lá antes (já conto das festas para vocês). Lá você esbarra com diversos artistas famosos  o tempo todo, seja em uma festa ou sentado do lado no restaurante. No post Dicas de trancoso eu conto sobre os melhores lugares para comer.

IMG_4049

AS PRAIAS DE TRANCOSO E ARREDORES:

Bom, como eu disse o Quadrado é mais movimentado no fim da tarde para a noite, de dia o que ferve são o beach clubs. As praia mais próximas de lá são a Praia dos Nativos – mais ao norte – e a Praia dos Coqueiros -mais ao sul.

Na praia dos Nativos uma das atrações é o  FlyClub. Na praia dos Coqueiros, um pouco mais movimentada, ficam o Uxuá Praia Bar, da rede Uxuá, que por sinal é um dos hotéis mais caros do Brasil, mas Aqui eu dou dicas de onde se hospedar.  É nessa praia também que fica o famoso Cafe de la Musique. Um pouco mais ao sul dos Coqueiros fica a praia do Rio Verde, onde se localiza o Bahia Bonita, um resort bem procurado.

Praia Itapororoca: mais ao sul da Bahia Bonita, ela é  mais afastada e deserta, esta praia é conhecida como um ótimo destino para fazer caminhadas. A extensa faixa de areia sem qualquer tipo de barraca se encontra com a água azul-turquesa e a vegetação escassa. O local abriga acomodações luxuososas.

Quem vai à Trancoso não pode deixar de conhecer de jeito nenhum a incrível Praia do Espelho (a mais bonita da região) que fica a cerca de 25 km de distância. A praia tem belas falésias, piscinas naturais e corais. A água é cristalina, morna e de mar calmo, Quanto mais cedo for melhor para aproveitar a paisagem. No caminho para a Praia do Espelho você passa por uma comunidade Indígena Pataxó, aproveite para olhar os artesanatos locais, tem peças bem interessantes e são bem mais baratos que nos outros lugares. A praia do Espelho tb é próxima à Caraíva, basicamente o mesmo caminho com uma bifurcação mais a frente que leva a uma estrada bem difícil e ao final atravessa-se o rio Caraíva de barco. O lugar é uma vila de pescadores que conta com uma aldeia indígena, lugar tranquilo e reservado, perfeito para relaxar.

Indo na direção do litoral norte, depois de Nativos e Rio da Barra, você vai encontrar a praia do Taipe, uma linda praia com falésias e pouco movimentada porque fica em uma região de acesso mais difícil, é la que acontece a famosa festa da virada de Réveillon. O caminho é tortuoso mais acredite vale muito à pena porque a vista é linda. Nessa região fica o ClubMed, um Resort bem conhecido e bem equipado, uma das poucas hospedagens da região. A praia do Taipe fica entre Trancoso e Arraial D’Ajuda, se você tiver tempo aproveite para conhecer Arraial também, tem uma vida noturna bem agitada.

AS FESTAS DE TRANCOSO:

Sobre as festas, ah as festas, são incríveis, todas contam com cenários paradisíacos, sistema open bar e muita, muuuita gente bonita. Tanto o circuito do Taípe quanto do Cafe de La musique bombaram. Como já falei no post anterior sobre o Réveillon, Top 8 lugares para passar o Ano novo , existem circuitos de várias festas todos os dias, eu aconselho escolher algumas para ter tempo de curtir outros passeios também, vou contar para vocês sobre as festas que fui, que foram: Saravá e Réveillon Taipe da Agencia Haute e o Pré-Réveillon do Cafe de la musique (queria muito ir à uma festa lá e aproveitei o dia que tinha atração especial: o DJ Vintage Culture).

Assim que você chegar em Trancoso faça a troca dos seus vouchers pelos ingressos na Casa Haute , quem chegou nos primeiro dias de festa ganhou vários brindes, como boné e raquete da GUESS e mini protetor solar da Neutrogena , para quem demorou os brindes já tinham esgotado. A  Agência também fez um projeto beneficente muito legal este ano, produziu camisetas com a frase: “A moda passa, trancoso fica.” para reverter as vendas em doaçõs para a creche Criança Feliz.

A festa Saravá foi à beira do rio Trancoso, super organizada,  a festa é uma das mais tradicionais do grupo Haute, com estilo de música bem eclético, puxando para MPB e samba no início mas depois tocou de tudo. Agrada a todos os gostos.  Foi a festa que começou mais cedo mas como as demais foi até o sol raiar. Isso é importante gente, usem roupas leves e levem seu protetor solar e óculos de sol porque as festas vão até de manhã e o sol da Bahia é de rachar!

 

No Pré-Réveillon saí do circuito Haute e fui conhecer o Cafe, a festa tinha o mesmo estilo do outro grupo, aconteceu no próprio Cafe de la Musique, é importante observar que quando tem festa o club fica fechado exclusivo para esse fim e não abre normalmente como bar. o DJ convidado demorou a chegar mas tocou até às 7h da manhã. Inicialmente a festa era para ser a tarde, mas por um impedimento do DJ Vintage Culture a festa foi adiada para a noite, mas em geral o estilo das festas do Cafe é começar mais cedo para aproveitar a praia de dia.

Abaixo o DJ Vintage Culture com Álvaro Garnero, Caio Castro e Gil Coelho:

 

O Taipe é onde todos se encontram, a melhor e mais cara festa (não deixe para tentar comprar ingressos lá, você pagará uma pequena fortuna). A festa que acontece há 17 anos só inicia as 23h, e quando o acesso é liberado  você é então levado ao local por vans da própria organização. É longe, mas vale muito ir gente, é pé na areia em uma praia de acesso privativo para uma festa de luxo. Como a festa não começa cedo a maioria das pessoas não passam a virada lá, normalmente vão depois de  2h da manhã, por isso a queima de fogos não é grandiosa, mas a festa vai até as 10h, então prepare-se para o look praiano, leve, nada de salto, e não esqueça de se proteger do sol, pode levar protetor e óculos mesmo, lá tem gurda volumes.  Mariana Rios, Sasha Meneghel, Fernando Torquatto,  Yan Acioli, Thassia Naves, Lala Rudge e muitos outros foram alguns famosos que celebraram a chegada do Réveillon com uma incrível vista dessas  falésias.

A essa altura você já deve ter observado que vai acabar andando bastante se quiser aproveitar tudo e conhecer muitos lugares né? Então é bom planejar o meio de transporte para não frustrar a viagem. Dicas sobre como se localizar, onde comer e onde ficar você confere no post Dicas de Trancoso .

Espero que gostem, beijos! E aproveitem para irem agora em 2018!

 

 

Comentários do Facebook
Tags : café de la musiquepraia do espelhoquadradoReveillonRéveillon taipesaravátaipetrancoso
Natália Dias

Autor Natália Dias

Brasiliense, Bióloga de formação, aprendiz de viajante e apaixonada por moda e tendências. Acesse nosso perfil no Google+

Deixe um comentário